10/11/2011

Alba e sua beleza traduzida em voz.

Ela tem um sorriso reto e bonito. Quando canta, uma melancolia surge das sobrancelhas arqueadas e negras, parece jeito de quem vai chorar, mas no final nem chora. Emociona quem a ouve. Eis Alba Maria.


Alba é cantora paraense, interpreta músicas da terra e da mpb, nas horas vagas esmaga corações com sua voz maravilhosa.

Mais de 20 anos de carreira, e eu só a conheci ano passado. Não deveria escrever uma linha só que fosse para falar da Alba, porque não tenho licença poética e nem batimentos cardíacos controlados para essa tarefa. Mas sou teimosa e resolvi arriscar.

No Círio desse ano liguei a Tv e lá estava, cantando toda firme e forte em si mesma. Depois acompanhei os comentários da cantora agradecendo os fãs no Facebook, não me controlei e fui lá dar uma de poeta. Declarei meu amor pela voz dela, de um jeito que não parecesse neurótico ou doente (risos). Foi bom ler a resposta educada da Alba, sempre amável. 

Falta um pouco de amabilidade para algumas cantoras brasileiras, falta tato, carisma. Quando Alba canta Vital Lima, Chico Buarque e principalmente a música "Emaranhado" no álbum Banquete de Felipe Cordeiro, repenso sobre a beleza das vozes femininas e vejo tudo que falta nessas outras que disse. Vale acompanhar esse video recente feito pela Funtelpa pra entender do que eu estou me referindo.

Ela morou um tempo fora do Brasil, ganhou prêmios em Festivais na Itália. Ganhou o Festival de Música Popular do Pará, além de outros festivais em Marabá, Bragança, Ourém e Maranhão.

Inclusive a música com a qual Alba ganhou o festival de Marabá em 93 é de composição do meu tio avô, Otacilio Amaral, se chama "Luar do sertão que o Catulo não disse". Lembro que meu avô sempre fala do talento do irmão para compor, ele diz assim: achas que teu tio é só um Prof. Dr. dedicado é? Isso gosta de um violão, que nem imaginas!

Também adoro um violão.


Conheci um primo da Alba, ano passado, e ele sempre fala o quanto ela é uma pessoa marcante, mas isso eu e todos os fãs dela já notaram. Já pensei nos meus amores ouvindo "Tajapanema", "Valsa Cabana" ou "Emaranhado", espero continuar ouvindo, agora é sua vez de deixar que essa cantora entre no seu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário